O livro Sertão Verde Paisagens apresenta o Sertão do Nordeste do Brasil na temporada de chuvas, abandonando a ideia clichê de um sertão esturricado e seco, de homens e mulheres famélicos. Um Sertão verde, florido, úmido e fértil. Com texto de Xico Sé e design gráfico de Romero Pereira.
“As fotos que fazem parte deste livro foram realizadas em viagens pelo Sertão nordestino, a partir de 1994. Foram viagens esporádicas, em trabalhos diversos, sem relação direta com este projeto.
Reunir estas fotos em livro não foi um projeto preconcebido, mas uma necessidade que veio à tona, quando percebi que havia não apenas uma coleção de imagens de um mesmo tema, mas uma reflexão sobre essa região conhecida como “Sertão”.
A seca é um imperativo sertanejo e também o seu drama maior. A imagem do Sertão está associada de forma tão intensa à seca, que pode, à primeira vista, fazer o “Sertão Verde” parecer uma peça de ficção.
Toda a estrutura simbólica do Sertão está ligada à escassez de água. Na literatura, na música, nas artes plásticas e nas artes visuais, o Sertão foi consagrado como o território da ausência e da dificuldade.
A chuva divide esses dois Sertões tão distintos e tão iguais. Assim como o Sol reina no Sertão de pedra, pau e poeira, o seu avesso, a chuva, abre um novo ciclo de vida, reconecta e acelera o que parecia silencioso e inerte.
O período das chuvas, que ocorrem entre os meses de janeiro a julho, e ocasionam uma mudança radical na paisagem e na vida do Sertão. Nesse período, as plantas renovam-se e adquirem novas tonalidades de verde, de amarelo, e de laranja, criando um universo de cores distinto dos tons esbranquiçados, característicos da Caatinga castigada pelo Sol durante os meses de estiagem.
Foi em razão desse paradoxo que o livro surgiu. Baseado em um arquivo que se foi construindo intuitivamente, e se impondo, tal como as paisagens que surgiam a cada curva das estradas percorridas. E foi nas estradas, vendo a chuva cruzar a imensidão dos planos abertos, que este Sertão Verde se fez. Um diário de viagem, um roadmove fotográfico. “
Fred Jordão
Aldeia dos Camarás, novembro de 2012
Edição do autor / FUNCULTURA
Ano: 2012
Idioma: Português/Inglês
ISBN: 97885914187