A exposição “Carnaval de Rua do Recife”, reúne 28 imagens do fotografo documentarista Fred Jordão, que desde os anos 2000 percorre a Região Metropolitana do Recife em busca de um Carnaval bastante distinto dos carnavais do Rio de Janeiro e da Bahia (onde predominam as Escolas de Samba e os Trios Elétricos).
O projeto foi concebido com o propósito de documentar o Carnaval, reconhecido como uma celebração popular, feita de forma espontânea e quase singela pela população de todo o estado de Pernambuco, e em especial, nas periferias das cidades, e nos bairros mais centrais de Recife e Olinda.
A festa tem forte influencia religiosa com agremiações ligadas as matrizes africanas e ao sincretismo religioso estabelecido através da miscigenação de raças e credos, juntando tradições de Índios, Negros e Brancos em agremiações como La Ursas, Maracatus, Bois, Caboclinhos, Clubes de Frevos, Afoxés e Blocos de Sujos.
O Carnaval em Pernambuco é considerado de grande importância pela quantidade de ritmos percussivos e sofisticação melódica, pela criatividade e irreverência de seus trajes típicos, mascaras, e pela forte tradição cultural. Ainda distante dos efeitos da globalização, este Carnaval Popular é ainda bastante espontâneo e lúdico, chamado carinhosamente de “Brincadeira de Brincantes e Foliões” pelo teor livre e irreverente que a festa possui.
Nas ruas das cidades desfilam Rainhas e Reis Negros de Nações de Maracatus, Guerreiros de Lança, Orquestras de Sopro e Metais, Batuque de Tambores Ancestrais, Charangas e Orquestras de Cordas, Mascarados e Fantasiados, encenando Autos, Jograis e Danças que empolgam e convidam a população a dançar e cantar por vários dias do mês de fevereiro.
Texto de divulgação da exposição Carnaval de Rua do Recife na Casa da América Latina em Lisboa.
09 de abril a 06 de junho de 2014.
Participação especial Veejay Mozart – Video Instalação Carnaval de Rua Remix
Zootropio – Decifrando o Frevo – Passista Ribeiro Jr. Criação Fred Jordão, Veejay Mozart e Romildo Roma
Produção Executiva Maria Rosa Maia
Design de Montagem Isabela Faria